Plauto, que apoiou Bolsonaro e Ratinho, já se movimenta no sentido de deixar o DEM

O deputado Plauto Miró Guimarães Filho tomou, ainda no primeiro semestre deste ano, duas decisões políticas, de firmeza de homem público que tem posição: anunciou seu apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro para presidente da República, do PSL, e ao deputado estadual Carlos Massa Ratinho Júnior para governador do Estado, do PSD. Seu partido, o DEM, que correu para os braços da governadora Cida Borghetti, por cargos, não gostou, e ensaiou uma punição ao parlamentar pontagrossense, que, de pronto, respondeu com um anúncio de saída do partido. Temeroso pela repercussão da perda de um deputado, que tem uma história de mais de 30 anos no DEM, e no exercício de seu sétimo mandato, o comando regional do partido recuou e aceitou a atitude de independência de Plauto, de não apoiar a reeleição de Cida, e nem a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin para presidente da República.

O DEM do Paraná colecionou duas grandes derrotas, com Cida Borghetti, aqui, e com Geraldo Alckmin, no Brasil. Enquanto isso, o deputado Plauto colecionou duas consagradoras vitórias, com Ratinho Júnior para o Palácio Iguaçu e com Jair Bolsonaro para o Palácio do Planalto.

Pela sua postura de apoio de primeira hora e pelo seu histórico de lealdade na vida pública, Plauto já está integrado ao comando paranaense do PSL do presidente Jair Bolsonaro, compondo, desde logo, o grupo que está lançando o nome do deputado federal Fernando Francisquini, o Delegado Francisquini, eleito deputado estadual, com mais de 400 mil votos, para presidente da Assembleia Legislativa. E o filho Francisquini, Felipe, que é deputado estadual, se elegeu deputado federal.

Muito bem, na companhia dos dois Francisquini, Plauto esteve reunido, ontem, com o deputado estadual Flávio Bolsonaro, eleito senador pelo Rio de Janeiro, para uma apreciação do horizonte político do Paraná, a partir da eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República. Como o governador eleito Ratinho Júnior também apoiou a eleição de Bolsonaro, e teve o apoio de pai e filho Francisquini, alarga-se a avenida política dos apoiadores vitoriosos no Paraná. Que já começam olhar 2020.

E, nesse novo cenário, o deputado Plauto dá mostras de seguir com independência na política, ao evidenciar o seu desligamento do DEM e o seu distanciamento do PSDB, colocando-se a serviço do novo projeto político, nascido a partir das eleições de Ratinho Júnior e de Jair Bolsonaro, sem nenhum compromisso com lideranças do passado, seja aqui no Paraná, pelo decreto da vitória de Ratinho, seja no Brasil, pelo fenômeno da candidatura de Bolsonaro.

Companheiro de Ratinho Júnior, desde que este anunciou o desejo de disputar o governo do Estado, Plauto tratou de fazer o anúncio de seu apoio, por apostar no projeto do jovem candidato, em favor do Paraná

Fato seguinte se deu, em relação ao Palácio do Planalto, com Plauto se alinhando ao deputado Jair Bolsonaro, pela sua identificação com o projeto de renovação do sistema de se fazer política no Brasil. E, vitorioso e comprometido em seguir nessa linha de mudança, desfraldada, tanto pelo governador eleito Ratinho Júnior, quanto pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, Plauto anuncia seu apoio ao nome do deputado estadual eleito Delegado Francisquini para presidente da Assembleia Legislativa, criando um fato novo tão importante, quanto os dois das eleições de Ratinho e Bolsonaro. É uma atitude de firmeza que valoriza sua carreira política.

Só para encerrar, e pelo pouco reconhecimento, sempre é bom registrar que o Curso de Medicina, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, se tornou realidade graças ao deputado Plauto, pela força e prestígio que teve ao tempo de Jaime Lerner, no Palácio Iguaçu. Uma obra que justifica toda uma carreira de um homem público, a serviço de sua gente.

Um comentário em “Plauto, que apoiou Bolsonaro e Ratinho, já se movimenta no sentido de deixar o DEM

  • novembro 9, 2018 em 11:41
    Permalink

    Excelente colocações a um novo horizonte na política brasileira com Bolsanaro estadual com Ratinho Junior e nos Campos Gerais com Plauto estamos caminhando para novos tempos renovando pensamentos e ideias para um futuro melhor para este pais estamos na direção certo não tenho duvida.

    Geraldo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *